terça-feira, 15 de abril de 2008

Música na corte portuguesa no Rio de Janeiro

Neste ano em que se completam 200 anos da corte portuguesa no Rio de Janeiro, estamos em um bom momento para se refletir sobre as implicações históricas e culturais deste momento fundador do nosso país.

O Melômano vai publicar vários posts tentando acompanhar os trabalhos acadêmicos que vêm surgindo nos últimos tempos, tratando da música nesse período. São muitos e de ótima qualidade. Começamos pela seguinte tese, defendida no doutorado em história da UFF:

AZEVEDO E SOUZA, Carlos Eduardo de. Dimensões da vida musical no Rio de Janeiro: de José Maurício a Gottschalk e além, 1808-1889. Tese de doutorado, UFF, 2003.

Quando conheci esta tese, há dois anos atrás, ela foi para mim uma grande descoberta, pois as informações disponíveis estavam em obras de qualidade histórica muito duvidosa - o compêndio de História da Música mais atual no Brasil era o de Vasco Mariz, escrito em 1981 e baseado numa concepção historiográfica há muito superada, pois enfatiza biografias de músicos e descrições técnicas de obras, com pouca ou nenhuma análise do meio musical e cultural do período.

A tese está disponível na biblioteca digital da UFF. (Mas que raio! Não consigo mais achar o link. Passei um e-mail para o ator. Até o Lattes dele está desatualizado pra caramba! Quando eu descobrir isso de novo, ponho aqui no blog...)

Dividirei a resenha em partes, a primeira tratando sobre a Capela Real portuguesa. Posteriormente irei comentar outros aspectos do trabalho, relativos ao período regencial e ao período imperial.

Nenhum comentário: