sexta-feira, 28 de março de 2008

Grupo Banza

A música nos primeiros séculos da colonização portuguesa na América ainda é um grande mistério. Sabe-se algumas informações ainda muito fracionadas, e a documentação é esparsa e de difícil acesso. Em outro post escrevi sobre a música dos jesuítas, com base na pesquisa de doutorado do prof. Marcos Holler, que foi toda feita com informações secundárias, pois não sobreviveram partituras.

Sei que existe um trabalho também de reconstituição da música das festas indígenas, festas religiosas portuguesas e festas da colônia judaica no período holandês em Pernambuco. Este disco, dirigido e gravado pela pesquisadora e cantora Ana Maria Kiefer está, até onde eu sei, esgotado. Infelizmente.

Mas há ainda uma outra informação muito relevante sobre a música do período. O poeta e cronista Gregório de Matos deixou muita informação sobre a música feita nas ruas de Salvador do final do século XVII. Com base nestas informações e em partituras localizadas em arquivos portugueses, o pesquisador Rogério Budasz, professor do curso de Música da UFPR, reconstituiu a "música do tempo do Boca do Inferno", gravada em disco pelo grupo Banza, por ele dirigido.
É um trabalho pioneiro, uma grande informação histórica e também um grande trabalho artístico. Merecidamente recebeu patrocínio da Petrobras e do SESC, respectivamente, para duas trunês pelo Brasil. Também merceidamente, o disco foi lançado internacionalmente pelo selo NAXOS, após algum tempo de circulação em gravação independente.

A audição do disco nos revela este fantástico "triângulo atlântico" do qual a América Portuguesa foi um dos vértices. (Os outros dois foram a África Ocidental e a Penísula Ibérica.) Instrumentos tradicionais do barroco europeu - violas, alaúdes, machetes, flauta, violino, mesclam-se às percussões afro-brasileiras. Este som sui-generis nos faz repensar os nossos mitos de identidade nacional através da música, nos fazendo lembrar o quão cosmopolita e multi-cultural é esse nosso pedaço de chão desde o início da colonização portuguesa.

Nenhum comentário: