sábado, 17 de maio de 2008

Um canto para a catequese

No mesmo texto em que explica a recriação de cantos tupinambás em seu disco Teatro do descobrimento, Ana Maria Kieffer explica procedimentos para a recriação de um canto usado por Anchieta no processo de catequese. Trata-se da faixa 8 do disco – Quién te visito Isabel/Xe Tupinambá guasú/Mira el malo.

Sabe-se que os jesuítas usaram no processo de catequese adaptar melodias indígenas a canções sacras, ou ainda, usar melodias populares européias que corriam entre colonos e índios adaptando texto religioso. Ana Maria Kieffer remete ao estudo de Rogério Budasz (publicado no vol 17 nº 1 da Latin American Music Review – Spring/Summer 1996.) onde aparece a transcrição da melodia de uma canção ibérica adaptada à catequese por Anchieta.

¿Quién te me enojó Isabel
que con lagrimas te tiene?


Transforma-se, adaptado para a catequese, em:

¿Qiuén te visitó Isabel,
que Dios en su ventre tiene?
Haz-le fiesta mui solemne
Puès que viene Dios en el.

Esta canção é gravada no disco de Ana Maria Kieffer com a melodia encontrada por Budasz, mas sem a harmonização feita por este musicólogo (que respeita a provável forma de execução da época) – talvez por que a autora queira aproximar mais do modo indígena de canto. Intercalada entre duas apresentações da estrofe, aparece cantado (a música deve ter sido criada para este disco) um texto de um personagem de Achieta, que diz em tupi:

Sou o grande Tupinambá
Os companheiros do bispo –
Todos cristãos –
Me temem muito


Ao fim da gravação a autora ainda intercala um texto de Anchieta em espanhol e uma dança de Juan Bermudo (execução instrumental pelo grupo Anima). Tudo para mostrar a riqueza de usos musicais da catequização jesuítica na América Portuguesa. Onde misturaram-se cantos indígenas e cantigas e danças ibéricas profanas, tudo adaptado a textos catequéticos ou apresentações teatrais com fins evangelísticos. A gravação de Ana Maria Kieffer ainda introduz o contracanto de uma flauta indígena.

Eis a música:






Outros posts relacionados:

Os jesuítas e a música na América Portuguesa

Nenhum comentário: